Aprenda a fazer a Leitura Orante da Palavra de Deus!

Também conhecida como Lectio Divina, essa prática é tão antiga quanto a Igreja

O que é a Leitura Orante da Bíblia?

A Leitura Orante, também conhecida como Lectio Divina (expressão em latim que significa “leitura divina”), é a leitura fiel e orante da Bíblia. Essa prática consiste em rezar a Palavra, colocando toda a Sagrada Escritura sob a luz do Espírito Santo para que ela fale na realidade daquele ou daquela que se propõe a rezar com a Bíblia.

A Leitura Orante é, simultaneamente, leitura da Bíblia e leitura da vida. Ou melhor, a maneira de ler que dá sentido à vida.

Na Constituição Dogmática do Concílio Vaticano II Dei verbum, sobre a Revelação Divina, se diz, no número 25: “De igual modo, o Santo Sínodo exorta com veemência e de modo especial a todos os fiéis (…) que através da leitura frequente das divinas Escrituras aprendam o ‘bem supremo que é o conhecimento do Cristo Jesus’ (Fl 3,8). ‘Pois ignorar as Escrituras é ignorar o Cristo’ (São Jerônimo).  Portanto, acedam desejosos ao texto sagrado, seja através da sagrada Liturgia – repleta da Palavra de Deus – seja pela leitura piedosa, ou ainda através de instituições aptas a este fim ou por outros subsídios que, em nosso tempo, se encontram louvavelmente difundidos por toda a parte com a aprovação e os cuidados dos Pastores da Igreja. Lembrem-se, porém, que a oração deve acompanhar a leitura da Sagrada Escritura, para que se estabeleça um diálogo entre Deus e o homem; pois ‘com ele falamos quando oramos; a ele ouvimos quando lemos as divinas sentenças’ (Santo Ambrósio)”.

Ou seja, o Concílio reavivou essa prática, famosa em mosteiros na antiguidade, e encoraja todos os fiéis a dedicarem-se à Palavra de Deus e dela colherem frutos em suas vidas.

Tipos de Leitura Orante das Escrituras

A Lectio Divina pode assumir diferentes formulações e práticas.

Como método de leitura, encontra-se dentro da própria Bíblia (releitura do Antigo pelo Novo Testamento) e foi o método de interpretação bíblica que prevaleceu no tempo de São Bento.

O método pode assumir certas modalidades, segundo a cultura e a formação das pessoas ou se é praticado individualmente ou em grupo. Mas todas as formas de fazer a Leitura Orante seguem um esquema de quatro etapas essenciais, que veremos a seguir.

Como fazer a Leitura Orante da Palavra de Deus

A Lectio Divina se faz, tradicionalmente, em quatro etapas:

1. LECTIO ou LEITURA

A primeira etapa pode parecer simples e fácil à primeira vista. No entanto, é uma leitura mais rica do que unir as letras em palavras e as palavras em frases. A leitura é o ponto de partida e, portanto, é preciso uma dedicação maior para que não caia em uma ação desinteressada, cotidiana. Ler as passagens, situá-las em seu contexto histórico, analisar os personagens e as falas presentes são algumas das atitudes de quem persevera em aprofundar sua leitura para recolher não somente o conhecimento intelectual, mas o sentido da Palavra: a mensagem, suas conclusões, inspirações etc.

2. MEDITATIO ou MEDITAÇÃO

Se a primeira etapa respondia à pergunta: “Que diz o texto?”, a segunda pretende responder à pergunta: “Que diz o texto para mim?”. Além de observar, também, o contexto em que a passagem estava situada na Lectio, a Meditatio atualiza o texto na vida de quem lê, ao situar a passagem no contexto atual do leitor.

Como se faz, concretamente, a Meditação? Para isso, é necessário dialogar com o texto, colocando-lhe certas questões, que o levam a entrar no nível da nossa vida:

  • Que semelhanças e diferenças existem entre as circunstâncias do texto e as do tempo presente?
  • Conflitos de ontem e de hoje? Que diz o texto à situação da atualidade?
  • Que mudança de comportamento me inspira no aqui e agora da minha vida pessoal e social?

A partir dessas indagações e de outras que possam aparecer, a Meditação bem-feita leva à terceira etapa: a Oração.

3. ORATIO ou ORAÇÃO

Até agora, era o Senhor a falar conosco, agora é o momento da nossa resposta à proposta de Deus. Esta é a característica fundamental da oração cristã. Esta resposta exprime-se em sentimentos de louvor, de súplica, de ação de graças, de pedido de perdão…

É importante lembrar que este momento da Oração não impede que haja oração nas outras duas etapas anteriores. Porque, na Lectio Divina, as etapas não são rígidas nem cronologicamente definidas. As quatro etapas são quatro atitudes que têm momentos típicos, mas não únicos para se manifestar. No princípio da Leitura invoca-se o Espírito do Senhor da Palavra; a oração está presente desde o princípio e a Lectio, por exemplo, adquire maior claridade à medida que as etapas avançam. A Meditação já está cheia de oração. Contudo, este é o momento em que se manifesta mais profundamente a Oração.

4. CONTEMPLATIO ou CONTEMPLAÇÃO

A etapa da Contemplação é a concentração da atenção, não em sentimentos ou em orações, mas na pessoa de Jesus e em sua relação com o mundo. A Contemplatio, sendo o ponto de chegada de todas as etapas da Leitura Orante, exige um novo começo de todo o processo, isto é, torna-se o ponto de partida para uma nova Lectio, Meditatio, Oratio. O processo recomeça, sem nunca acabar, porque há sempre lugar para ler, meditar e orar mais profundamente.

É no saborear um novo modo de ver a vida e o mundo que se situa a Contemplatio. Uma visão a partir dos critérios da fé, dos critérios de Deus. Esse novo olhar de Deus no orante é a Contemplatio. A Contemplação leva o orante a olhar mais para o mundo, de modo a poder encontrar nele toda a profundidade dos acontecimentos e a presença recôndita de Deus.

Para ajudar a fazer a Leitura Orante da Bíblia

  • Reunir-se com irmãos e irmãs em comunidade

É de muito proveito reunir grupos de pessoas nas paróquias para preparar as leituras dominicais, por exemplo. Também é recomendado fazer a Lectio Divina em família, para aprofundar e manter a comunhão.

  • Escrever suas meditações

Aquilo que o coração quis manifestar como resposta à Palavra de Deus merece ser registrado! Seja como arquivo ou para manter a lembrança desse momento de união com o Senhor pelas Escrituras, recomendamos escrever seus pensamentos e orações durante a Lectio Divina.

  • Usar um roteiro de Leitura Orante

Os roteiros ajudam as pessoas e os grupos a terem uma unidade quando passam a fazer a Lectio Divina de forma regular. Isso é recomendado para que, durante os encontros, individuais ou não, o orante se familiarize cada vez mais com a Palavra de Deus.

Lectio Divina da Edições CNBB

Lectio Divina 2023 (Ano A – São Mateus)

A Edições CNBB oferece um belo roteiro para pequenas comunidades que se reúnem ao redor da Palavra!

A leitura orante da Palavra de Deus é capaz de nutrir, transformar e orientar no caminho da fé. Essa experiência é, comprovadamente, uma dádiva que atualiza a revelação de Deus na vida concreta. Essa é a proposta da Lectio Divina: introduzir a leitura do Evangelho para, em comunidade, meditar, partilhar, rezar, contemplar e, por fim, viver a Palavra de Deus. Quem participa dessa oração, com sede de vida nova, experimenta a força consoladora do Espírito Santo, que revela a intimidade do amor do Pai.

Adquira no site da Edições CNBB ou fale com um consultor.

Bíblia Scribere

Novidade para quem gosta de fazer Estudo Orante da Palavra de Deus!

%d blogueiros gostam disto: