Saiba tudo sobre o Mês da Bíblia!

Em 2022, a Igreja no Brasil reflete sobre o Livro de Josué, com a inspiração: “O Senhor, teu Deus, estará contigo por onde quer que vás” (Js 1,9)

Em setembro, a Igreja no Brasil celebra o Mês da Bíblia, período em que se busca, de maneira especial, um aprofundamento na intimidade com os livros da Sagrada Escritura, deixando-se iluminar pela Palavra de Deus.

O Mês da Bíblia surgiu em 1971 na arquidiocese de Belo Horizonte por ocasião da celebração do seu cinquentenário.

Sabendo da ação da arquidiocese, o Serviço de Animação Bíblica (SAB) deu o primeiro impulso, celebrando o Mês da Bíblia em todos os anos seguintes. E, posteriormente, com a ação propagada e os grupos de estudo bíblico se multiplicando, a CNBB o assumiu como uma proposta nacional.

Atualmente, além do Brasil, vários países da América Latina e da África dedicam o mês de setembro à celebração especial da Palavra sagrada.

A escolha do mês de setembro deve-se ao fato de, no dia 30 desse mês, ser comemorado o dia de São Jerônimo, que traduziu a Bíblia dos originais para o latim.

Por que ler a Bíblia?

O Catecismo da Igreja Católica diz: “A leitura da Sagrada Escritura […] reaviva em nós o espírito de conversão e de penitência e contribui para o perdão dos pecados”.

Quer ter a nova edição do Catecismo da Igreja Católica? Adquira aqui.

O Papa Francisco reforçou, na Audiência Geral do dia 27 de janeiro deste ano: “Devemos nos aproximar da Bíblia sem segundas intenções, sem a instrumentalizar. O fiel não procura nas Sagradas Escrituras o apoio para a própria visão filosófica e moral, mas porque espera um encontro; sabe que aquelas palavras foram escritas no Espírito Santo, e que por isso nesse mesmo Espírito devem ser acolhidas e compreendidas, para que o encontro se realize”.

Mês da Bíblia 2022

Com o tema “Livro de Josué”, o Mês da Bíblia 2022 tem como lema e inspiração o versículo: “O Senhor, teu Deus, estará contigo por onde quer que vás” (Js 1,9).

O autor do Texto-Base deste ano é Antonio Carlos Frizzo, professor na Faculdade Católica de São José dos Campos e no ITESP, São Paulo. A proposta do texto é nos aproximar da jornada de Josué pela posse da Terra Prometida. Também nós, portanto, somos chamados ao estudo do Livro de Josué, que nos leva a perceber que Deus nunca deixa sem respostas as pessoas e comunidades que a Ele se confiam.

Categoria “Mês da Bíblia” na Edições CNBB!

Quer aprofundar a sua reflexão sobre o tema?

Confira a categoria “Mês da Bíblia” no site da Edições.

Sua leitura para o mês!

Veja abaixo recomendações de leitura para viver bem o Mês da Bíblia!

Coleção “Leitura Pastoral da Bíblia”

A coleção “Leitura Pastoral da Bíblia”, escrita pelo padre jesuíta Silvano Fausti, é fruto de uma leitura orante atenta, realizada em comunidade e obediente aos ensinamentos evangélicos. Essas obras são úteis na medida em que despertam uma reflexão pessoal, a qual conduz ao degustar direto da Palavra de Vida.

Adquira no site da Edições CNBB

Tua Palavra é a Luz da Vida: Para bem proclamar a Palavra de Deus

“A Palavra está no centro da vida e da missão de Jesus, Palavra de Deus que se fez carne, e também das comunidades cristãs que surgem graças ao anúncio e à acolhida da Palavra (1Jo 1,1-4)”, assim começa o documento da CNBB Ministério e Celebração da Palavra. Nele, apresentam-se numerosas e essenciais orientações para que a Celebração da Palavra adquira sempre mais a importância que, desde o Concílio, a nossa Igreja pede. Essa Palavra deve contagiar a Comunidade alimentar sua fé, abrir caminhos novos de vida e esperança. Para isso, temos a necessidade de formar ministros (as) da Palavra, o que é a finalidade desse subsídio. Dom Armando Bucciol, bispo italiano da Diocese de Livramento de Nossa Senhora, é o autor da obra.

Adquira no site da Edições CNBB.

Tradução Oficial da Sagrada Escritura

A Bíblia é a referência primeira de nossa fé dentro da grande tradição viva da Igreja. Por isso, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e a sua Editora, Edições CNBB, oferecem diversos modelos de capa da Sagrada Escritura com a Tradução Oficial da CNBB. O valor pastoral dessa tradução consiste em seu cuidado científico, em sua adequação ao uso litúrgico e em sua preocupação com a compreensão exata dos termos bíblicos por todos os leitores.

Adquira no site da Edições CNBB.

SPOILER: Uma nova geração com a 6ª edição da Tradução Oficial da CNBB está chegando…

A Edições CNBB deseja que o Mês da Bíblia 2022 ajude cada pessoa a acolher a Sagrada Escritura em seu coração e colocá-la em prática na vida!

%d blogueiros gostam disto: