Agosto é o Mês das Vocações. Aqui você encontra o que precisa saber para viver bem esse mês.
Agosto chegou e, junto com ele, o Mês Vocacional!
Para nós, católicos, esse mês é a oportunidade de viver em reflexão e oração pelas vocações. A Edições CNBB está muito empenhada em promover esse período e suas celebrações em toda a Igreja no Brasil, com incentivo e oração pelas vocações.
Tire suas dúvidas mais frequentes conosco:
O que é o Mês Vocacional?
O Mês Vocacional é um tempo especial para o serviço da animação vocacional, com oração mais intensa, chamados e convites.
A animação vocacional, porém, deve sempre partir de Jesus. Dom Francisco Salm, presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, lembra que: “Jesus é aquele que chama, aquele que envia. Conhecer Jesus, saber quem ele é, desperta em nós um grande encanto por ele, pela vida que ele viveu, pela proposta que ele nos faz, portanto, conhecer Jesus é o caminho para que se perceba o chamado”.
O Papa Francisco, em sua Exortação Apostólica Christus Vivit, diz que há um anúncio para todos os jovens que nunca deve se calar. Esse anúncio é constituído de três pontos: o primeiro é que Deus te ama; o segundo é que, em Jesus, Deus te salva. Jesus é Deus que se fez homem e morreu por ti na Cruz; e o terceiro ponto é que Jesus, que é Deus feito homem, vive! Jesus está vivo. Não é uma ideia, não é um nome que se sepultou no passado.
Os dois primeiros anúncios salientados pelo Papa Francisco em sua exortação já foram refletidos no mês vocacional dos anos anteriores e, neste ano, o terceiro anúncio – “Cristo Vive! Somos suas testemunhas” – foi escolhido para ser o tema do Mês Vocacional 2022.
Quais são as semanas temáticas do Mês Vocacional e o que celebramos em cada semana?
Na primeira semana, são recordadas as vocações dos diáconos, presbíteros e bispos (ministérios ordenados).
Na segunda semana, recordamos as vocações do pai, da mãe e dos filhos (da família) e a vocação matrimonial. Nesse momento, em específico, a Pastoral Familiar celebra a Semana Nacional da Família.
Na terceira semana do mês de agosto, é lembrada a vocação das pessoas de vida consagrada (aqueles que fazem votos de Castidade, Pobreza e Obediência).
Na quarta semana, a vocação dos cristãos leigos e seus diversos serviços na comunidade são lembrados. Além disso, no quarto domingo do mês, dia 28 de agosto em 2022, é celebrado o Dia dos Catequistas, homenageando e valorizando essa vocação tão importante nas comunidades.
Por que celebramos o Mês Vocacional em agosto?
Em 1981, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em sua 19ª Assembleia Geral, instituiu agosto como o Mês Vocacional.
Como viver a minha vocação?
O Catecismo da Igreja Católica diz: “É na Igreja, em comunhão com todos os batizados, que o cristão realiza sua vocação. Da Igreja recebe a palavra de Deus, que contém os ensinamentos da ‘Lei de Cristo’. Da Igreja recebe a graça dos sacramentos, que o sustenta “no caminho”. Da Igreja aprende o exemplo da santidade; reconhece a figura e a fonte (da Igreja) em Maria, a Virgem Santíssima; discerne-a no testemunho autêntico daqueles que a vivem, descobre-a na tradição espiritual e na longa história dos santos que o precederam que a Liturgia celebra no ritmo do Santoral.”
Quer ter a nova edição do Catecismo da Igreja Católica? Adquira aqui.
O Ano Vocacional
O terceiro Ano Vocacional da Igreja no Brasil será celebrado de 20 de novembro de 2022 a 26 de novembro de 2023. A iniciativa comemora os 40 anos do primeiro ano temático dedicado à reflexão, à oração e à promoção das vocações no país. A proposta foi apresentada pela Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB.
Inspirado no Documento Final do Sínodo dos Bispos sobre “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”, o tema do Ano Vocacional 2023 é “Vocação: Graça e Missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33).
Subsídios do Ano Vocacional
A Edições CNBB tem os subsídios oficiais do 3º Ano Vocacional no Brasil!
Confira e adquira no site, clicando aqui.
Categoria “Vocação” na Edições CNBB
Quer aprofundar a sua reflexão sobre o tema?
Confira a categoria “Vocação” no siteda Edições.
Sua leitura para o mês
Aqui vão recomendações de leitura de acordo com cada vocação.
Você está em dúvida sobre a vocação…
… ao ministério ordenado?

Você sabe o que significa ser sacerdote?
Com a precisão e densidade teológica, na valiosa simplicidade expositiva e com aquela inspiração pastoral própria do Cardeal Jorge Medina Estévez, esse exemplar convida a refletir sobre uma realidade muito importante, ou melhor, essencial, da Igreja fundada por Nosso Senhor Jesus Cristo. Trata-se da realidade dos ministros da Igreja, não de todos os ministérios que existem nela, mas daqueles que se recebem por meio do sacramento da Ordem. Você sabe o que significa ser sacerdote?
Adquira no site da Edições CNBB.

Cartas de São João Paulo II aos sacerdotes
Nesse documento, o Papa São João Paulo II manifestou o desejo de confiar aos sacerdotes alguns de seus pensamentos. O que o Santo Padre escreveu aos sacerdotes às Quintas-Feiras Santas de cada ano constitui um precioso presente, que não poderá ser esquecido.
Adquira no site da Edições CNBB.
… à vida consagrada?

Textos fundamentais para a vida consagrada
Coletânea dos textos fundamentais sobre a vida consagrada que representam o que foi feito desde o Concílio Ecumênico Vaticano II até os nossos dias. Com esse documento, queremos voltar os olhos e o coração àquela iniciativa, provocada pelo Espírito, do que foi o Concílio Vaticano II, quando nos exortou São João Paulo II, na conclusão do Sínodo da Vida Consagrada, a poder viver o presente com paixão e poder olhar com esperança e criatividade para o futuro.
Adquira no site da Edições CNBB.
Ensinamentos do Papa Francisco sobre a Vida Consagrada

A obra contempla mensagens do Papa Francisco para ensinamentos sobre a vida consagrada. Um livro para que sigamos alinhados ao sentimento traduzido pelas palavras do Sumo Pontífice: “Pobres entre os pobres, mas com o coração ardente. Nunca parados, sempre a caminho. Juntos e enviados, também quando estais sós, porque a consagração faz de vós uma centelha viva de Igreja. Sempre a caminho com aquela virtude que é uma virtude peregrina: a alegria!”
Adquira no site da Edições CNBB.
… ao matrimônio?

Você é casado ou pensa em se casar?
Você é casado ou pensa em se casar? é um livreto dirigido especialmente àqueles que se preparam para o caminho de santificação na vida matrimonial, assim como para os sacerdotes que acompanham os noivos que irão receber esse sacramento. A obra nos ajuda a assimilar profundamente a teologia do matrimônio, com o devido sentido de responsabilidade, amor e afeto.
Adquira no site da Edições CNBB.

Matrimônio: dom e missão – trilhas para um caminho de casal
O matrimônio implica, de fato, um compromisso e uma missão que requerem contínua capacidade de aprendizagem, de adaptação e de mudança, para poder superar os desafios inevitáveis e as dificuldades que acompanham toda vida conjugal. Essa publicação responde, de modo eficiente, atualizado e oportuno, às diversas exigências pastorais, com ampla difusão para o bem de muitos casais e de suas famílias, na Igreja e na sociedade.
Adquira no site da Edições CNBB.

A Família que reza no dia-a-dia
Antes de mais nada, a obra é um testemunho para a vida cristã e para a oração das famílias. A dedicação do autor desse livro, Dom Pietro Fiordelli, escrevendo essas páginas quase dia e noite, valoriza essa obra e testemunha que tudo o que ele escreveu nasceu num coração que ajudou inumeráveis casais de noivos e esposos. Ao imaginar tantas famílias que todos os dias, à mesa, abrem esse livro, estamos certos de que Deus tornará fecunda a paixão pastoral e o trabalho de Fiordelli, conhecido como “bispo da família”.
Adquira no site da Edições CNBB.
Spoiler: está chegando mais um subsídio de orientações para a vida matrimonial…

A Edições CNBB deseja que o Mês Vocacional ajude cada pessoa a acolher o chamado de Jesus como graça, que seja uma oportunidade para que mais e mais corações ardam e que os pés se ponham a caminho, em saída missionária!
Com informações do site da CNBB.
Deixe uma resposta