Advento, tempo de alegre expectativa em preparação para o Natal do Senhor!

Neste domingo, dia 28 de novembro, a Igreja inicia o Tempo do Advento, período que antecede e prepara a celebração da Solenidade do Natal. Pela vigilância e alegre espera, preparamos a chegada do Senhor que vem ao nosso encontro.

Enquanto anunciamos a vinda do Senhor Jesus em nossas famílias e comunidades, deixemos a força do Espírito renovar em nós a expectativa da sua última vinda, quando Ele reunirá toda a humanidade na paz eterna do seu Reino.

O profeta Jeremias anuncia, na primeira leitura, tempos novos. Tempos de alegria e de esperança. É assim que iniciamos o Advento, com a disposição do coração renovada para bem celebrarmos o Natal.

Para o cristão, receber o seu Rei implica um compromisso, um recolhimento afetuoso e pleno de espiritualidade. Os profetas depositaram grande confiança no Advento do Justo, aquele que governa segundo o coração do Senhor.

Qual o dia certo para o início do Advento?

O Advento, bem como o ano litúrgico, inicia-se nas primeiras vésperas do Domingo que cair no dia 30 de novembro, ou no domingo mais próximo dessa data e é celebrado até a Solenidade do Natal do Senhor.

Significado do Tempo do Advento

Advento significa chegada. Tudo evoca a vinda do Senhor: cânticos, orações, leituras. Assim, a Igreja se prepara igualmente para a vinda definitiva de Cristo. Há também uma conotação de vigilância, pois estamos à espera do Rei.

Neste tempo, há uma certeza: Ele vem, Ele está cada vez mais próximo, não se espera em vão. Então, se faz presente também um clima de alegria. Por isso, é comum o uso do paramento róseo no 3º Domingo do Advento, também conhecido como Domingo Gaudete.

De acordo com as Normas do Ano Litúrgico, “o Tempo do Advento possui dupla característica: sendo um tempo de preparação para as solenidades de Natal, em que se comemora a primeira vinda do Filho de Deus entre os homens, é também um tempo em que, por meio desta lembrança, voltam-se os corações para a expectativa da segunda vinda do Cristo no fim dos tempos. Por este duplo motivo, o Tempo do Advento se apresenta como um tempo de piedosa e alegre expectativa” (NALC, 39).

A cor litúrgica do Advento

A cor litúrgica é a roxa. Há dois tempos litúrgicos na Igreja em que usamos roxo: o Tempo Quaresmal e o Tempo do Advento.

Isso ocorre porque o Advento também é um tempo penitencial. Não a penitência mais rigorosa, como aquela que somos motivados a viver na Quaresma, mas sim uma penitência vigilante de preparação do coração, para acolher o dom de Deus na pessoa de Jesus.

Exercícios Espirituais para o Tempo do Advento

Na Edições CNBB, você encontra o livro: Exercícios Espirituais para o Tempo do Advento. Essa obra foi escrita com zelo e atenção pastoral para auxiliar as pessoas a se prepararem espiritualmente para a celebração do Natal.

Saiba mais clicando aqui e adquira!

Para aqueles cuja missão é a pregação e a partilha da Palavra de Deus, a Edições CNBB também oferece o precioso subsídio: Roteiros Homiléticos para o Tempo do Advento – Natal – Tempo Comum I (Novembro 2021 / Fevereiro 2022).

Nesses Roteiros Homiléticos você encontra importantes meditações dos textos da Liturgia da Palavra dos Domingos para o Ciclo do Natal e para o início do Tempo Comum de 2022 (Ano C).

Saiba mais clicando aqui e adquira!

O Ano Litúrgico

O Ano Litúrgico começa com o Advento, que é a preparação para o Natal, e termina com o sábado após a celebração da Solenidade de Cristo Rei. Neste momento, temos o início do Ano Litúrgico C (2021/2022), cujo Evangelho central é o de São Lucas.

Uma Comunidade lê o Evangelho de Lucas

Este livro contém o comentário completo ao Evangelho de Lucas para você que deseja iniciar esse novo ciclo litúrgico mais próximo das Palavras de Jesus.

De maneira concreta, a mensagem do Evangelho de Lucas é apresentada e explicada no contexto histórico de cada passagem dessa obra, seguida de uma leitura comentada de cada versículo e de indicações importantes para quem deseja se aprofundar nas Escrituras.

Com essa motivação, o Evangelho segundo São Lucas apresenta a perspectiva da volta de Jesus, exortando a comunidade a uma espera sincera e atenta. É seguindo essa “espera-esperançosa” que devemos nos colocar em oração.

Esse livro está disponível no site da Edições CNBB. Clique aqui para conhecer e adquirir!

Lectio Divina 2022

Este livro é um roteiro para as pequenas comunidades que se reúnem ao redor da Palavra, nos aproxima da beleza espiritual da leitura orante do Evangelho de Lucas e contempla todo o Ano litúrgico C (do 1º Domingo do Advento – 28/11/2021, à Solenidade de Cristo Rei – 20/11/2022).

Ele responde ao anseio de ler, compreender e degustar a Palavra de Deus celebrada e vivida na Liturgia da Igreja.

A obra está disponível no site da Edições CNBB. Clique aqui para conhecer e adquirir!

Dicas de leitura para o Tempo do Advento e o Natal

Separamos abaixo, alguns outros livros que podem agregar na sua caminhada até a celebração da natividade de Jesus Cristo.

Vinde, Adoremos! – A Caminho do Natal com o Papa Francisco

Neste subsídio de preparação para o Tempo do Natal, a Edições CNBB apresenta uma coletânea de pensamentos do Papa Francisco. O pequeno volume, concebido no formato de um “calendário para o Advento”, abrange o período que vai do dia 1º até o dia 25 de dezembro.

Trata-se de um instrumento de meditação e reflexão para nos guiar, dia após dia, na jornada ao longo desse período que nos prepara para a Solenidade do Natal de Nosso Senhor.

Clique aqui para adquirir o seu!

Admirabile Signum – Carta Apostólica sobre o significado e o valor do presépio

Esta 2ª edição especial da Carta Apostólica do Papa Francisco Admirabile Signum – sobre o significado e o valor do presépio retoma a origem, os símbolos, os significados, os valores e as tradições presentes no presépio para a celebração do Natal.

Trata-se de uma carta que, nas palavras do Santo Padre, “pode ajudar a se preparar para o Natal, pois representar o acontecimento da natividade de Jesus equivale a anunciar, com simplicidade e alegria, o Mistério da encarnação do Filho de Deus”.

Clique aqui e garanta o seu!

Novena de Natal 2021

A Novena de Natal deste ano nos propõe a reflexão sobre a vivência do amor fraterno e da amizade social. A cada encontro em preparação ao Natal do Senhor, seremos convidados a persistir na prática do bem, iluminados pela presença e pelos ensinamentos de Cristo.

Clique aqui para adquirir o seu exemplar!

Oração do Dia – 1° Domingo do Advento

Para fechar nosso blogpost, apresentamos a Oração Coleta para o 1° Domingo do Advento, retirada do livreto Igreja em Oraçãonossa Missa no dia a dia, edição de novembro:

“Ó Deus todo-poderoso, concedei a vossos fiéis o ardente desejo de possuir o reino celeste, para que, acorrendo com as nossas boas obras ao encontro do Cristo que vem, sejamos reunidos à sua direita na comunidade dos justos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo”.

%d blogueiros gostam disto: