Este texto, aprovado pela Assembleia Geral da CNBB (2021), pretende contribuir para a Animação Bíblica e Pastoral da Igreja no Brasil, de modo que a relação pessoal com a Palavra de Deus seja aprofundada e sustente pessoas, grupos e comunidades em missão.
As Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil para o período 2019-2023 apresentam uma única prioridade: as comunidades eclesiais missionárias. Firmes na comunhão entre seus membros, elas são alimentadas pela Palavra de Deus e pelos sacramentos, além da vida de oração e da prática da caridade. Por seu testemunho e suas atividades, vivenciam a dimensão missionária e contribuem para a transformação de pessoas, grupos e da sociedade.
Foi por isso que se considerou a Palavra de Deus como tema central da 58ª Assembleia Geral dos Bispos. Em linha de continuidade com as reflexões anteriores sobre o mesmo tema, o atual subsídio apresenta um perfil eminentemente pastoral, não desejando substituir textos anteriores, primorosos no assunto.
O subsídio: “E a Palavra habitou entre nós” (Jo 1,14): Animação Bíblica da Pastoral a partir das comunidades eclesiais missionárias – Estudos da CNBB 114 é o resultado do esforço de uma comissão de bispos e assessores, cujo trabalho se inseriu em uma ampla escuta de catequistas, biblistas, pastoralistas e comissões pastorais em âmbito nacional, no anseio de estimular a Animação Bíblica da Pastoral e incentivar todas as forças evangelizadoras para que a Palavra de Deus esteja ainda mais na vida das pessoas, nutrindo-as e fortalecendo-as no anúncio do Reino.
Apresentação da obra:
Em live realizada pela Edições CNBB, os(as) convidados(as) debateram sobre a inspiração bíblica presente na obra, bem como os desafios e terrenos que podemos e devemos semear a Palavra de Deus que habita entre nós.
Dom Joel Portella Amado, Bispo-Auxiliar do Rio de Janeiro (RJ) e Secretário-Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), teve um imenso trabalho ao realizar revisões, reunir sugestões e escrever a introdução deste documento.
Na ocasião, Dom Joel enfatizou que o Estudo é eminentemente pastoral, e discorreu sobre o último capítulo do livro, onde é abordado de modo mais detalhado, o agir da Animação Bíblica da Pastoral, confira:
Também participaram do evento online de apresentação:
- Dom José Antônio Peruzzo – Arcebispo de Curitiba (PR) e Presidente da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB;
- Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa – Bispo de Garanhuns (PE), Presidente do Regional da CNBB Nordeste 2 e Membro da Comissão do Tema Central do Estudo da CNBB 114;
- Dom Armando Bucciol – Bispo de Livramento de Nossa Senhora (BA) e Membro da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB;
- Dom Waldemar Passini Dalbello – Bispo de Luziânia (GO), Presidente do Regional da CNBB Centro-Oeste e Membro da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB;
- Jânison de Sá Santos – Assessor da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB;
- Izabel Patuzzo – Assessora da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB.
A apresentação ao vivo foi encerrada com o especial depoimento do caríssimo Frei Carlos Mesters. Ouça:

Frei Carlos Mesters
Como adquirir?
Para adquirir o seu livro agora mesmo, acesse o nosso site: www.edicoescnbb.com.br ou compre diretamente com a nossa equipe de vendas via WhatsApp: estamos disponíveis de segunda a sexta-feira em horário comercial.
Visite nosso canal no YouTube: Edições CNBB para assistir a live completa.
Por tudo isso, as indicações aqui apresentadas querem ser o ponto de partida para um rico processo de atuação da Igreja no Brasil, processo que certamente ultrapassará o período de vigência das atuais DGAE, recordando-nos que o amor à Palavra de Deus e o compromisso missionário nunca se extinguem.
Eu participei de todas as lives. Achei o documento muito interessante. Emocionante a participação se todos os organizadores e palestrantes. Como católica me senti convidada, convocada e decidida a entrar em ação. Fiquei sem palavras em alguns momentos. Calou fundo no meu coração muitas considerações. Quando Dom Dom Armando nos diz cheio de cuidados que estamos um pouco desorganizados. Quando Dom Peruzzo nos diz “vamos mesmo assim online presencial, mas vamos.” …