“E a Palavra habitou entre nós” (Jo 1,14): Animação Bíblica da Pastoral a partir das comunidades eclesiais missionárias – Estudos da CNBB 114

Este texto, aprovado pela Assembleia Geral da CNBB (2021), pretende contribuir para a Animação Bíblica e Pastoral da Igreja no Brasil, de modo que a relação pessoal com a Palavra de Deus seja aprofundada e sustente pessoas, grupos e comunidades em missão.

As Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil para o período 2019-2023 apresentam uma única prioridade: as comunidades eclesiais missionárias. Firmes na comunhão entre seus membros, elas são alimentadas pela Palavra de Deus e pelos sacramentos, além da vida de oração e da prática da caridade. Por seu testemunho e suas atividades, vivenciam a dimensão missionária e contribuem para a transformação de pessoas, grupos e da sociedade.

Foi por isso que se considerou a Palavra de Deus como tema central da 58ª Assembleia Geral dos Bispos. Em linha de continuidade com as reflexões anteriores sobre o mesmo tema, o atual subsídio apresenta um perfil eminentemente pastoral, não desejando substituir textos anteriores, primorosos no assunto.

O subsídio: “E a Palavra habitou entre nós” (Jo 1,14): Animação Bíblica da Pastoral a partir das comunidades eclesiais missionárias – Estudos da CNBB 114 é o resultado do esforço de uma comissão de bispos e assessores, cujo trabalho se inseriu em uma ampla escuta de catequistas, biblistas, pastoralistas e comissões pastorais em âmbito nacional, no anseio de estimular a Animação Bíblica da Pastoral e incentivar todas as forças evangelizadoras para que a Palavra de Deus esteja ainda mais na vida das pessoas, nutrindo-as e fortalecendo-as no anúncio do Reino.

Apresentação da obra:

Em live realizada pela Edições CNBB, os(as) convidados(as) debateram sobre a inspiração bíblica presente na obra, bem como os desafios e terrenos que podemos e devemos semear a Palavra de Deus que habita entre nós.

Dom Joel Portella Amado, Bispo-Auxiliar do Rio de Janeiro (RJ) e Secretário-Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), teve um imenso trabalho ao realizar revisões, reunir sugestões e escrever a introdução deste documento.

Na ocasião, Dom Joel enfatizou que o Estudo é eminentemente pastoral, e discorreu sobre o último capítulo do livro, onde é abordado de modo mais detalhado, o agir da Animação Bíblica da Pastoral, confira:

Também participaram do evento online de apresentação:

  • Dom José Antônio Peruzzo – Arcebispo de Curitiba (PR) e Presidente da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB;
  • Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa – Bispo de Garanhuns (PE), Presidente do Regional da CNBB Nordeste 2 e Membro da Comissão do Tema Central do Estudo da CNBB 114;
  • Dom Armando Bucciol – Bispo de Livramento de Nossa Senhora (BA) e Membro da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB;
  • Dom Waldemar Passini Dalbello – Bispo de Luziânia (GO), Presidente do Regional da CNBB Centro-Oeste e Membro da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB;
  • Jânison de Sá Santos – Assessor da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB;
  • Izabel Patuzzo – Assessora da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB.

 

A apresentação ao vivo foi encerrada com o especial depoimento do caríssimo Frei Carlos Mesters. Ouça:

Frei Carlos Mesters

Como adquirir?

Para adquirir o seu livro agora mesmo, acesse o nosso site: www.edicoescnbb.com.br ou compre diretamente com a nossa equipe de vendas via WhatsApp: estamos disponíveis de segunda a sexta-feira em horário comercial.

– (61) 2193-3019

Visite nosso canal no YouTube: Edições CNBB para assistir a live completa.

Por tudo isso, as indicações aqui apresentadas querem ser o ponto de partida para um rico processo de atuação da Igreja no Brasil, processo que certamente ultrapassará o período de vigência das atuais DGAE, recordando-nos que o amor à Palavra de Deus e o compromisso missionário nunca se extinguem.

%d blogueiros gostam disto: