Um passeio pelas origens da Igreja Católica em Brasília nos seus primórdios

A obra “A Igreja Católica em Brasília nos seus primórdios” é uma homenagem ao aniversário da Capital do Brasil e de sua Arquidiocese, com o objetivo de conduzir o leitor a um agradável passeio pelas origens da Igreja no Distrito Federal.

A Igreja Católica em Brasília nos seus primórdios – Dom Damasceno

O exemplar é resultado de uma acurada pesquisa do Cardeal Raymundo Damasceno que, além de autor, é testemunha da história narrada e nos apresenta, de forma cuidadosa e celebrativa, dados e imagens históricas da Igreja Católica em Brasília nos seus primórdios.

Nascido em 1937, Dom Damasceno diz nunca ter imaginado que um dia pertenceria à Arquidiocese de Brasília e, durante a live de lançamento da sua obra na sede da CNBB, contou como se deu o convite para tal oportunidade, quando ainda estudava no Seminário da Arquidiocese de Mariana – MG.

“Justamente quando estava concluindo meu curso de filosofia, aconteceu o Congresso Eucarístico Nacional em Curitiba e a Assembleia Nacional da CNBB. Na ocasião, em maio de 1960, Dom Newton, conversando com alguns Bispos, pediu ajuda. Ele disse: ‘estou começando a Arquidiocese de Brasília e algumas paróquias, não há nenhum Clero Diocesano, nenhum Padre Secular, não tenho seminário’. Então, Dom Oscar de Oliveira, Arcebispo de Mariana na época, prometeu ajudá-lo.  Quando Dom Oscar retornou à Mariana, chamou o Reitor do Seminário Maior e disse que havia prometido um seminarista concluindo o terceiro ano de filosofia a Dom Newton e que o Reitor com os demais formadores se reunissem para decidir quem deveria ir para Brasília, e a sorte caiu sobre mim. Na minha resposta ao Reitor, disse: estou decidido, não há problema, eu aceito o desejo do Arcebispo de enviar um seminarista a Brasília. Eu quero ajudar a construir essa nova Arquidiocese e, com muito prazer, me coloco à disposição dela e do desejo, da vontade do Arcebispo Dom Oscar de Oliveira. Então assim, em maio de 1960, começou meu contato com Dom Newton, primeiro Arcebispo da Arquidiocese de Brasília”, narrou o autor.

Igreja Católica em Brasília nos seus primórdios

No lançamento dessa importante obra para a Igreja Católica no Brasil, Dom Damasceno também explicou suas intenções ao escrever o livro. Assista:

 

O livro é composto por 5 capítulos. São eles:

Primeira Missa realizada em Brasília em 3/5/1957. Autor: Mario Fontenelle. Fonte: Arquivo Público do Distrito Federal.

CAPÍTULO 1

DO SONHO À REALIDADE

CAPÍTULO 2

BRASÍLIA NO PLANALTO CENTRAL

CAPÍTULO 3

OS PRIMEIROS ANOS DA IGREJA EM BRASÍLIA

A Igrejinha Nossa Senhora de Fátima em
construção – 1957.

CAPÍTULO 4

PRIMEIRAS PARÓQUIAS E SEUS “CONJUNTOS PAROQUIAIS”

CAPÍTULO 5

AMADURECIMENTO E CONSOLIDAÇÃO DA IGREJA EM BRASÍLIA

 

Também durante a live, o autor fez um tuor pelas origens da Igreja Católica em Brasília. Você sabe, por exemplo, quais foram as três primeiras paróquias criadas na Capital brasileira? Confira:

 

Durante o lançamento do seu livro pelas redes sociais da CNBB, da Edições CNBB e da Arquidiocese de Brasília, Dom Damasceno também nos presenteou com dois fatos curiosos, um deles a respeito dos sinos do campanário da Catedral de Brasília, e o outro sobre as estátuas que representam os quatro evangelistas dispostas à frente dela. Você sabia que tais sinos ganharam nomes especiais? É isso mesmo, ouça:

Dom Damasceno

Como adquirir?

Você gostou desse conteúdo e ficou interessado em saber mais sobre a história dos primórdios da Igreja Católica no Distrito Federal?

Adquira o seu exemplar via site, chat e, até mesmo, WhatsApp. Clique em um dos botões abaixo e garanta o seu!

Site: www.edicoescnbb.com.br

WhatsApp: (61) 2193-3019

%d blogueiros gostam disto: