Hoje é Dia de São José, esposo da Bem-aventurada Virgem Maria e Padroeiro Universal da Igreja. Essa celebração tem profundas raízes bíblicas: José é o último patriarca que recebe as Palavras do Senhor mediante a humilde via dos sonhos (Gn 28,12-14; Mt 1,20-24). José é aquele que protege o povo novo, dando ao mundo a esperança há muito enfraquecida.
Carta Apostólica Patris Corde – Com coração de Pai
No fim de 2020, enfrentando a realidade de uma pandemia sem precedentes, a Igreja foi abençoada com uma feliz notícia: para celebrar os 150 anos da declaração do Esposo de Maria como Padroeiro Universal da Igreja, feita pelo Beato Pio IX no dia 8 de dezembro de 1870, o Papa Francisco convocou o “Ano de São José” com a Carta Apostólica Patris Corde – Com coração de Pai.
Nessa Carta, o Santo Padre quer deixar, como disse Jesus, a boca falar daquilo que o coração transborda (Mt 12,34), para partilhar algumas reflexões pessoais sobre essa figura extraordinária, tão próxima da condição humana de cada um de nós.
José (Yosef) — Artesão de humanidade, Homem justo, esposo e pai
Frei Bruno Varriano e Frei Frédéric Manns apresentam, pela Edições CNBB e Canção Nova Editora, neste ano dedicado a São José, uma obra tocante e preciosa, que tem o objetivo de nos fazer aproximar e redescobrir a figura de José (Yosef). Essa obra nos ajuda no crescimento devocional ao Santo, nos aproxima mais da figura de José e nos auxilia na reflexão sobre esse homem, que testemunhou a infância e a juventude de Jesus com imenso cuidado paternal, sempre traduzindo sua oração e contemplação em atitudes e gestos de amor.
Os autores, que há décadas vivem na Terra Santa, foram inspirados a escrever sobre a vida do Guardião do Redentor, São José. Nesta obra, é apresentada a pessoa de José (Yosef) enquanto “artesão de humanidade”, um homem justo, esposo de Maria e pai do Salvador.
José Fernandes de Oliveira – Pe. Zezinho, SCJ – enfatizou essa obra como importante ferramenta para conhecermos o Santo:
“Ao ler a introdução do livro e vários capítulos da obra, percebi que estava diante de um escrito substancioso! Há passagens sobre São José que eu nunca tinha imaginado nas minhas leituras anteriores. Espero que o futuro leitor seja tomado de carinho e afeto por São José. O testemunho silencioso não deixa de ser um magnífico testemunho! Jesus teve alguém que, nas ladainhas de louvor a São José, mereceu a veneração que o povo católico e cristão a ele devota”.
Live de lançamento: Para nos aprofundarmos na história de José, bem como conhecermos esse grande lançamento, receberemos como convidado para a nossa próxima live um dos autores do livro, Frei Bruno Varriano, sacerdote franciscano da Ordem dos Frades Menores (OFM) e, atualmente, guardião e Reitor da Basílica da Anunciação, em Nazaré.
A transmissão ao vivo acontecerá no dia 19 de março, sexta-feira, às 18h, horário de Brasília. Acompanhe a live e participe do sorteio de exemplares da obra e de uma imagem de São José! Durante a transmissão, também será anunciada uma promoção especial para você adquirir seu exemplar, que valerá durante todo o final de semana.
Não deixe de acompanhar os perfis da Edições CNBB, da CNBB, da Comissão Nacional da Pastoral Familiar ou da Canção Nova.
✅Edições CNBB
– Facebook: @edicoescnbb
– YouTube: Edições CNBB
✅CNBB
– Facebook: @cnbbnacional
– YouTube: CNBB Oficial
✅Canção Nova
– Facebook: @editoracancaonova
– Facebook: @Produtoscancaonova
– Facebook: @tvcancaonova
✅Comissão Nacional da Pastoral Familiar
– YouTube: Comissão Nacional da Pastoral Familiar
Acesse algum dos links, inscreva-se no nosso canal e ative a notificação para ser avisado quando a live de lançamento começar!
Novena de São José. Ainda é possível celebrá-la?
A Novena inteiramente dedicada ao Santo é um subsídio para, juntos, celebrarmos o “Ano de São José”. A Novena não tem um dia determinado para ser realizada, pois, como já foi dito, estamos vivendo um ano inteiramente dedicado a José.
O subsídio, em forma orante, convida as famílias e as pequenas comunidades a olharem para José e com ele contemplarem o mistério de Deus em Maria e no Verbo encarnado.
“Eis como foi a origem de Jesus Cristo. Sua mãe Maria, desposada com José, antes de conviverem, achou-se grávida pela ação do Espírito Santo. José, seu esposo prometido, sendo justo e não querendo expô-la, cogitou em despedi-la secretamente. Enquanto assim ponderava, apareceu-lhe em sonho um anjo do Senhor, que lhe disse: “José, Filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, pois o que nela foi gerado, vem do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e tu lhe porás o nome de Jesus, pois ele salvará o seu povo dos seus pecados”. Tudo isso aconteceu para se cumprir o que havia sido dito pelo Senhor, por meio do profeta: “Eis que a virgem ficará grávida e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel”, que significa: Deus conosco. Ao despertar do sono, José fez o que o anjo do Senhor lhe havia ordenado e acolheu sua mulher. E não conviveu com ela enquanto não deu à luz o filho, ao qual ele pôs o nome de Jesus” (Mt 1,18-25).
Deixe uma resposta