Dia Internacional da Mulher – Mulheres têm sua participação na Igreja ampliada com a Carta Apostólica em forma de Motu Proprio Spiritus Domini do Papa Francisco

Neste Dia Internacional da Mulher, vamos recordar um recente reconhecimento da Igreja acerca do empenho feminino na vida eclesial. Não só a Edições CNBB, mas toda a Igreja, reconhece, cada dia mais, a importância da mulher para nossas comunidades. Recentemente, o Papa Francisco ampliou a participação das mulheres na Igreja ao instituir a legalidade do acesso delas aos ministérios de Leitorado e Acolitado, por meio da Carta Apostólica em forma de Motu Proprio ‘Spiritus Domini’.

O Documento do Papa altera o cânon 230, § 1, do Código de Direito Canônico da Igreja Católica, tornando institucional o que já acontecia na prática: o acesso das mulheres leigas ao serviço da Palavra e do altar.

A publicação foi acompanhada por uma carta dirigida ao Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, Cardeal Luis Ladaria, na qual o Papa Francisco explica as razões teológicas de sua escolha.

“De fato, uma prática consolidada na Igreja latina também confirmou que tais ministérios laicais, sendo fundamentados no Sacramento do Batismo, podem ser confiados a todos os fiéis idôneos, de sexo masculino ou feminino, de acordo com o que já está implicitamente previsto no cânone 230, § 2” – explicou Papa Francisco.

Esse importante Documento para ação pastoral da Igreja em nosso tempo está disponível com tradução em português brasileiro em nosso site.

Irmã Nathalie Becquart

Fruto dessa crescente participação feminina naIgreja, a nomeação da Irmã Nathalie Becquart pelo Papa Francisco como subsecretária no Sínodo dos Bispos ocorreu no dia 6 de fevereiro de 2021.

Nascida em Fontainebleau, França, em 1969, a religiosa francesa será a primeira mulher a participar na Assembleia Sinodal com direito a voto.

Sua formação: formou-se na Escola de Pós-Graduação em Negócios de Paris (HEC Paris), estudou filosofia e teologia no Centro Xavier – Faculdade jesuíta de Paris, cursou sociologia na Escola de Pós-Graduação em Ciências Sociais (EHESS) na mesma cidade e especializou-se em Eclesiologia, com pesquisa sobre sinodalidade, na Escola Superior de Teologia e Ministério de Boston (EUA). Em agosto de 1995, entrou no Instituto La Xavière, Missionários de Jesus Cristo.

Em 2005, fez seus votos perpétuos. Ocupou vários cargos na área de Marketing e na formação de jovens, tais como diretora espiritual da Rede Inaciana da Juventude na França, coordenadora nacional do programa de escotismo para jovens em áreas urbanas pobres e multiculturais e, de 2012 a 2018, atuou como diretora do Serviço Nacional para a Evangelização da Juventude e das Vocações (SNEJV) na Conferência Episcopal Francesa.

Semana da Mulher

A Edições CNBB reconhece que um só dia não é o bastante para celebrar a Mulher e, por isso, vamos celebrar a “Semana da Mulher”!

Mulher, um milagre que se fez carne, que tem a força e a coragem de Maria, Nossa Senhora. A todas as mulheres, nosso reconhecimento e votos de um abençoado Dia Internacional da Mulher!

Gostaríamos, assim, de presenteá-las com uma série de ações e conteúdos exclusivos, como discursos de alguns Papas, depoimentos, histórias de vida de mulheres inspiradoras e muito mais!

São João Paulo II

No dia 12 de outubro de 2013, São João Paulo II disse algo especial sobre as mulheres em seu discurso aos participantes do Seminário sobre a “Carta Apostólica Mulieris Dignitatem”, na Sala Clementina, no Vaticano:

“Eu gostaria de ressaltar que a mulher tem uma sensibilidade particular pelas ‘coisas de Deus’, sobretudo para nos ajudar a compreender a misericórdia, a ternura e o amor que Deus tem por nós. Gosto de pensar também que a Igreja não é ‘o’ Igreja, mas ‘a’ Igreja. A Igreja é mulher, é mãe, e isso é bonito. Deveis pensar e aprofundar isso”.

Papa Francisco

Já o Papa Francisco, no dia 3 de março de 2013, disse em Audiência Geral na Praça de São Pedro, no Vaticano:

“As primeiras testemunhas da Ressurreição foram as mulheres. E isso é bonito. Isto é um pouco a missão das mulheres (mães e mulheres!): dar testemunho aos filhos e aos pequenos netos de que Jesus está vivo, é o Vivente, ressuscitou. Mães e mulheres, ide em frente com esse testemunho!”.

Siga a Edições CNBB nas redes sociais para conferir o conteúdo completo da nossa Semana da Mulher!

Instagram: @edicoescnbb

Facebook: Edições CNBB

 

Um abençoado Dia Internacional da Mulher a todas vocês! 🌹

%d blogueiros gostam disto: