Neste documento, o Santo Padre quer deixar, como disse Jesus, a boca falar daquilo que o coração transborda (Mt 12,34).
Para celebrar os 150 anos do Decreto Quemadmodum Deus, com o qual o Beato Pio IX declarou o Esposo de Maria como Padroeiro Universal da Igreja, o Papa Francisco convoca o “Ano de São José” com a Carta Apostólica Patris Corde – Com coração de Pai, publicada no dia 8 de dezembro de 2020.
As reflexões da Carta retomam a mensagem contida nos Evangelhos para evidenciar o papel central de São José na história da Salvação. Esta edição conta ainda com o Decreto da Penitenciaria Apostólica com o qual se concede o dom de Indulgências especiais por ocasião do Ano de São José.
Neste documento, o Santo Padre quer partilhar algumas reflexões pessoais sobre essa figura extraordinária, tão próxima da condição humana de cada um de nós. Este desejo foi crescendo ao longo destes meses de pandemia em que pudemos experimentar, no meio da crise que nos afeta, que “as nossas vidas são tecidas e sustentadas por pessoas comuns (habitualmente esquecidas), que não aparecem nas manchetes dos jornais e revistas, nem nos palcos do último espetáculo, mas que hoje estão, sem dúvida, escrevendo os acontecimentos decisivos da nossa história: médicos, enfermeiros, trabalhadores dos supermercados, pessoal da limpeza, cuidadores, transportadores, forças policiais, voluntários, sacerdotes, religiosas e muitos outros – muitos mesmo – que compreenderam que ninguém se salva sozinho. (…)
Quantas pessoas diariamente exercitam a paciência e infundem esperança, tendo como objetivo não semear pânico, mas corresponsabilidade! Quantos pais, mães, avôs, avós e professores mostram às nossas crianças, com pequenos gestos do dia a dia, como enfrentar e atravessar uma crise, readaptando hábitos, levantando o olhar e estimulando a oração!
Quantas pessoas rezam, se sacrificam e intercedem pelo bem de todos!”. Todos podem encontrar em São José – o homem que passa despercebido, o homem da presença cotidiana discreta e escondida – um intercessor, um amparo e um guia nos momentos de dificuldade.
São José faz recordar que todos aqueles que estão, aparentemente, escondidos ou em segundo plano, têm um protagonismo sem paralelo na história da salvação.
Como adquirir?
A Carta Apostólica Patris Corde – Com coração de Pai pode ser adquirida por meio do nosso site: www.edicoescnbb.com.br, ou por meio da nossa Central de Vendas: (61) 2193-3019 / 0800 940 3019.
Eis como foi a origem de Jesus Cristo. Sua mãe, Maria, desposada com José, antes de conviverem, achou-se grávida pela ação do Espírito Santo. José, seu esposo prometido, sendo justo e não querendo expô-la, cogitou despedi-la secretamente. Enquanto assim ponderava, apareceu-lhe em sonho um anjo do Senhor, que lhe disse: “José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, pois o que nela foi gerado vem do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e tu lhe porás o nome de Jesus, pois ele salvará o seu povo dos seus pecados” (Mt 1,18-21).
Deixe uma resposta