12 de outubro: dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Padroeira do Brasil

É com muita fé e alegria que celebramos hoje, dia 12 de outubro, o dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, a Padroeira do Brasil. Nossa Senhora Aparecida foi declarada e promulgada a Padroeira do Brasil pelo Papa Pio XI “para promover o bem espiritual dos fiéis e aumentar cada vez mais a devoção à Imaculada Mãe de Deus”.

O dia de hoje se torna ainda mais especial por celebrarmos também o Dia das Crianças.

Rainha dos anjos, Senhora concebida sem pecado original, intercedei por nós junto ao vosso Filho Jesus, para que não falte a nenhum dos brasileiros paz e harmonia. Bendizemos também ao Pai pela vida das nossas crianças nesta data especial.

História

No ano 1717, nas águas do Rio Paraíba, três pescadores realizaram uma pesca milagrosa. Ao puxarem de volta para o seu barco as redes lançadas, descobriram dentro delas uma pequena imagem de Nossa Senhora da Conceição.  A imagem de Nossa Senhora “Aparecida”, encontrada quebrada em duas partes e escurecida pela lama, foi destinada a tornar-se o consolo, o amparo e a glória do povo brasileiro.

A imagem ficou guardada na casa de um dos pescadores até 1732, quando seu filho construiu um oratório para ela. Já naquela época, os fiéis se reuniam lá toda semana no sábado, para rezar o terço. A fama da imagem se espalhou, devido aos favores milagrosos concedidos por Nossa Senhora e, em 1745, a primeira capela foi inaugurada.

Desde então, a imagem foi transferida duas vezes: para a “velha basílica”, no fim do século XIX, e para a atual, no século XX. Desde o pontificado de Pio X, vários papas mostraram sinais especiais de honra ao lugar onde a imagem de Nossa Senhora é venerada. Em 1980, o Papa São João Paulo II solenemente consagrou a Nova Basílica Nacional.

Semana da Padroeira

No ensejo de celebrarmos solenemente o dia de Nossa Senhora Aparecida, a Edições CNBB preparou para todos os fiéis a Semana da Padroeira.

Acesse nossa loja virtual na seção: “Fortalecer a Fé” e aproveite a promoção! Na compra de duas ou mais obras marianas, você consegue 30% de desconto! Confira.

Aproveite a Semana da Padroeira para intensificar sua devoção à Mãe de Deus com subsídios irão auxiliar os fiéis a viverem na paz e na justiça, para chegarem um dia, à pátria definitiva.

Igreja em Oração

Alguns trechos desta publicação foram retirados do subsídio litúrgico Igreja em Oração – Nossa missa no dia a dia, edição outubro. Publicado pela Editora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Edições CNBB, o Igreja em Oração nasceu com o propósito de facilitar o acesso dos fiéis e celebrantes a todos os textos litúrgicos do mês, além de conteúdos extras como cantos, comentários sobre o Evangelho, Celebrações extras e estudos sobre liturgia.

Assim, com o subsídio em mãos, é possível acompanhar e seguir todos os ritos de onde você estiver. Ao todo, são doze exemplares durante o ano, que chegarão, pouco a pouco, e a tempo de contemplar o mês de referência. É isso que faz do Igreja em Oração o subsídio mais completo no que diz respeito à liturgia no Brasil.

Como adquirir?

O subsídio litúrgico Igreja em Oração – Nossa missa no dia a dia pode ser adquirido por meio de assinatura anual, ou aquisição avulsa mensal.

Compre sua assinatura anual aqui.

Se preferir, assine a versão anual letra grande, que estará disponível a partir de 2021 aqui.

Por fim, a versão de compra avulsa. Adquira aqui já a edição do mês de novembro.

Ó Nossa Senhora, que nós sejamos fiéis à sua vocação, vivendo na paz e na justiça, para chegarmos um dia, à pátria definitiva.

%d blogueiros gostam disto: