As Escrituras e a Tradição cristã sempre mostraram especial devoção para com os anjos de Deus. Comemorada hoje, dia 29 de setembro, a festa dos três Arcanjos é uma data que nos inspira a refletir sobre como temos nos comportado no ambiente em que vivemos. Comportamento este que ganha mais relevância no atual cenário que vivemos, de pandemia, quando precisamos, mais do que nunca, nos colocar um no lugar do outro e zelar pelo próximo.
Os Arcanjos Miguel, Rafael e Gabriel são poderosos protetores, mensageiros de Deus. Sejamos agradecidos a Deus por nos conceder tão poderosos protetores. São Gregório Magno cita que: “É preciso saber que a palavra anjo indica o ofício, não a natureza. Pois estes santos espíritos da pátria celeste são sempre espíritos, mas nem sempre podem ser chamados anjos, porque somente são anjos quando por eles é feito algum anúncio. Aqueles que anunciam fatos menores são ditos anjos; os que levam as maiores notícias, Arcanjos” (Das Homilias sobre os Evangelhos, de São Gregório Magno, Papa, Hom. 34,8-9: PL76,1250-1251, séc. VI).
Foi por isso que à Virgem Maria não foi enviado um anjo qualquer, mas o Arcanjo Gabriel; para esta missão, era justo que viesse o máximo anjo para anunciar a máxima notícia.
Os Três Arcanjos
Especial menção recebem na Bíblia os Três Arcanjos:
Miguel (“Quem como Deus?”), citado em Dn 10,12.21; 12,1; Jd 9; Ap 12,7, é o defensor dos amigos de Deus e protetor do seu povo, derrotou o anjo orgulhoso que pretendia ser igual a Deus (Ap 12,7-9).
Gabriel (“Força de Deus”) é mencionado em Dn 8,16; 9,21-22; Lc 1,19.26-38 e foi quem anunciou os nascimentos de João Batista e de Jesus. Foi o mensageiro da Boa-Nova de Deus.
Rafael (“Deus curou”) é citado em Tb 12,15 e acompanha e protege Tobias em sua longa viagem. Jesus faz referência aos anjos diversas vezes em sua pregação (Mt 13,49; 16,27; 18,10 etc.). Rafael é aquele que traz a cura. Em um mundo em que há tantas pessoas doentes e feridas não só física, mas moral, espiritual e psiquicamente, podemos ser instrumentos de cura simplesmente sabendo acolher, ouvir e colocando-nos no lugar da pessoa ferida, sofrendo com ela e, ao mesmo tempo, encorajando-a.
Conclusão
De acordo com a Teologia Católica, os Três Arcanjos estão ao redor de Deus e lhe servem como mensageiros e são poderosos intercessores dos eleitos ao trono do Altíssimo.
Deixe uma resposta