Dia da Amazônia: tempo de preservação e admiração às criações de Deus

Dia 5 de setembro foi a data escolhida para a celebração do Dia da Amazônia. Sabemos que também será comemorado logo mais, dia 7 de setembro, o Dia da Independência do Brasil. Essa temática brasileira e ambiental são os assuntos que norteiam a reflexão de hoje.

A data foi criada para conscientizar as pessoas sobre a importância da maior floresta tropical do mundo, cuja biodiversidade está conectada com a vida de todo o planeta e infelizmente, tem sofrido ataques constantes, que geram desmatamentos e queimadas que acarretam a morte de plantas e animais.

O dia 5 de setembro foi escolhido, em 1850, pois foi o dia que a província do Amazonas foi definida por Dom-Pedro II. Hoje, o 5 de setembro tem o objetivo de chamar a atenção da população para uma das maiores reservas naturais do planeta, considerada a pátria das águas e o pulmão do mundo!

Coleção Amazonizar

Reconhecendo a importância que a Floresta Amazônica tem para o meio ambiente no Brasil e no mundo, a Edições CNBB preparou a Coleção Amazonizar, que até agora conta com dois volumes. Trata-se de uma leitura cristã do desafio ambiental e nos leva a uma série de reflexões acerca da casa comum, o bem de todos, que podemos contemplar, meditar, refletir e principalmente, por quem temos o dever de zelar.

“Guardemos Cristo na nossa vida, para guardar os outros, para guardar a criação!”. As palavras do Papa Francisco nos revelam a dimensão da importância de se tratar com ternura a terra e seus habitantes. Nesta obra, somos convidados a lembrar de que uma Igreja que se esquece de rezar pelo ambiente natural, é uma Igreja que se recusa a oferecer comida e bebida à humanidade.

O 1° volume, Nossa Mãe Terra: Uma leitura cristã do desfio ambiental reúne textos selecionados a dedo, discursos e homilias, de significativos pronunciamentos do Papa Francisco a respeito do meio ambiente e do desafio ecológico, a fim de apresentar uma leitura cristã em relação à proteção e ao zelo da criação divina.

Já o 2° volume da coleção, Por uma Igreja com Rosto Amazônico, nos ajuda a fazer memória da grande experiência dos dias de intenso trabalho na assembleia sinodal, de modo que as discussões não estejam restritas somente para quem esteve em Roma, mas que alcancem aquilo que foi experimentado e anunciado naquele grande evento eclesial que marcou, e provavelmente marcará para sempre, a história da Igreja da Pan-Amazônia e de todo o mundo.

Os dois volumes estão disponíveis para compra em nosso site pelo link: www.edicoescnbb.com.br/amazonizar. Aproveite!

A Floresta Amazônica

A Floresta Amazônica também faz parte do bioma Amazônia, o maior dos seis biomas brasileiros. Ela corresponde a 53% das florestas tropicais ainda existentes. Por isso, a sua conservação é debatida em âmbito internacional por sua dimensão e importância ecológica.

A Floresta Amazônica localiza-se no norte da América do Sul, abrange os estados do Amazonas, Acre, Amapá, Rondônia, Pará e Roraima, além de menores proporções nos países: Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa. Vale ressaltar que sua maior parte está em território brasileiro.

A Floresta Amazônica é uma floresta tropical densa, formada por árvores de grande porte. Sua biodiversidade é exuberante e seus números impressionam: mais de 1300 espécies de aves, mais de 3000 espécies de peixes, mais de 30 000 espécies de plantas, 1800 espécies de borboletas, 427 espécies de anfíbios, 378 espécies de répteis, até 3000 espécies de abelhas e 311 espécies de mamíferos.

Coleção Laudato Si’ e Querida Amazônia

A Coleção Laudato Si’ é uma série de obras que trazem reflexões sobre nossa casa comum, com uma visão pastoral e sintética da nossa querida Amazônia, bem como a visão ecológica do Papa Francisco sob o mundo.

Já a obra Querida Amazônia é uma Exortação Apostólica em forma de sonhos, que em sua tradução para a Igreja no Brasil, traz gráficos especiais e palavras harmoniosas sobre os anseios e reflexões do Papa Francisco para a região amazônica.

As obras citadas acima podem ser adquiridas no site da Edições CNBB. Visite e escolha seu livro favorito sobre o olhar cristão para a Floresta Amazônica. Acesse: www.edicoescnbb.com.br.

Depois de todas essas informações, como não se sensibilizar com a beleza da região e a necessidade de preservação da Amazônia? Ainda cabe ressaltar que muitas dessas espécies são endêmicas, ou seja, só existem na região amazônica.

%d blogueiros gostam disto: