Na Quaresma de 2019, somos convidados a viver a Campanha da Fraternidade, que tem como tema “Fraternidade e políticas públicas”, e lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1, 27). Veja algumas dicas para promover a campanha da fraternidade na sua paróquia.
1. Grupo de estudo bíblico
Reunir pessoas para um estudo bíblico é sempre uma excelente oportunidade para evangelizar. Que tal realizar um grupo de estudos para especificamente promover a campanha da fraternidade 2019. Separe textos bíblicos que possam servir de apoio para aprofundar a temática. Você pode iniciar a reunião refletindo o próprio lema da campanha, com o texto de Isaías 1,27.
2. Palestras
Traga para a sua paróquia palestrantes – que podem ser sacerdotes, ou não – para apresentar aos fiéis temáticas que dizem respeito à Campanha da Fraternidade 2019. As palestras podem chamar a atenção dos paroquianos para as questões de educação, meio-ambiente, saúde, desenvolvimento social, entre outros.
3. Mesa-Redonda
Reúna seus paroquianos para que conversem entre si sobre suas impressões a respeito das políticas públicas, o papel do governo, do Estado, e quais ações podem ser feitas por eles mesmos para ajudar a transformar a realidade social. O pároco pode ser o mediador da mesa-redonda, conduzindo as discussões e cuidado para que todos possam participar e para que não fujam da temática. Afinal, o objetivo do evento é promover a campanha da fraternidade. Neste evento, você estará despertando as pessoas para a ação.
4. Eventos culturais e artísticos
Promover uma tarde cultural na sua paróquia pode ser também uma ótima oportunidade para promover a campanha da fraternidade de 2019. Para isso, conte com a colaboração dos coordenadores das pastorais e movimentos. Cada pastoral pode pesquisar uma temática e apresentar para os paroquianos, numa espécie de feira do conhecimento. Entre as atividades, pode haver uma apresentação teatral que aborde um problema social, por exemplo. Os paroquianos vão passar momentos agradáveis enquanto refletem sobre políticas públicas.
5. Prepare os jovens que são o futuro da política
Um dos objetivos específicos da Campanha da Fraternidade de 2019, segundo o Texto Base, é “promover a formação política dos membros de nossa Igreja, especialmente dos jovens, em vista do exercício da cidadania”. Pensando nisso, crie um evento específico para reunir os jovens de sua paróquia. Mais do que promover a campanha da fraternidade entre eles, você poderá incentivá-los na construção de política públicas que assegurem os direitos sociais começando pelos mais fragilizados.
Deixe uma resposta