15 passos de como organizar as missões na paróquia

como organizar as missões

Uma paróquia é uma célula viva da Igreja! A vivência missionária – protagonizada pelos fiéis e pastoreada pelos padres – é como um termômetro que mede sua vitalidade e vigor. Desse modo, é possível levar os leigos além das estruturas, para se tornarem também discípulos missionários.

Mas como organizar as missões?  De que forma podemos realizar ações missionárias que atinjam ao máximo as necessidades do povo de Deus? Preparamos 15 passos que podem auxiliar sua paróquia!

1 – Faça um calendário

O pontapé inicial é o desenvolvimento de um calendário que tenha em vista a ocasião das missões, especificamente. Pode ser uma semana de atividades, um fim de semana, não importa. Pense em um calendário que ilustre o momento das pesquisas, das análises dos dados, do diagnóstico – diante do cenário, o que a região de sua paróquia precisa? –, as ações evangelizadoras, a formação e o envio dos missionários. A partir disso, siga os passos deste texto e pense em como implementar esta realidade em sua comunidade.

2 – Descubra quem são os missionários da comunidade

O primeiro passo é fazer um levantamento do perfil dos paroquianos de sua comunidade. Você pode contar com o apoio da Pastoral da Acolhida e realizar pesquisas antes das missas, fazer campanhas de marketing com o apoio da Pascom sobre o engajamento pastoral ou mesmo sobre como os leigos se sentem em sua paróquia.

Saiba mais sobre o Ano do laicato

3 – Organize a paróquia em setores estratégicos

As paróquias geralmente são instituídas para atender uma determinada região geográfica. Para que se realize uma missão eficiente, é preciso que se crie estratégias específicas para cada realidade. Faça um mapeamento da região paroquial pontuando situações sociais, culturais, econômicas e religiosas que precisam ser contempladas pelo envio missionário. É possível utilizar dados de institutos de pesquisas, ou realizar pesquisa com visitas feitas pelos missionários da paróquia! Para isso, crie um formulário com as principais informações do ponto de vista missionário como vida sacramental, situação socioeconômica, participação na comunidade, entre outros.

4 – Se necessário, implante pastorais que respondam aos desafios e/ou públicos necessários para a realidade paroquial

Uma vez mapeada a paróquia, é possível perceber as suas necessidades pastorais. Para que haja uma melhor resposta contínua dos seus desafios, é preciso redistribuir as pastorais de acordo com as urgências, sendo necessário talvez a criação de novas pastorais. Por exemplo, uma paróquia que fique em um território que possua uma casa de detenção é interessante que desenvolva um trabalho com a Pastoral Carcerária.

5 – Construa um Plano de Pastoral de Conjunto

Uma paróquia só será integralmente missionária quando todas as pastorais olharem na mesma direção. Estamos falando da Pastoral de Conjunto, no qual todas as pastorais comungam de um mesmo sentimento, prioridade e ação. Reúna as lideranças em encontros preparatórios em vista da realização das missões, deixe claro os objetivos, as necessidades e o papel de cada um no processo.

6 – Escute os anseios da assembleia paroquial e/ou diocesana

As assembleias paroquiais e diocesanas costumam definir linhas mestras de ação evangelizadora. Escute, estruture e viabilize as iniciativas evangelizadoras que nascem do sopro do Espírito Santo no meio da comunidade para delinear a programação evangelizadora da paróquia.

7 – Dia da Missão na Paróquia

Uma iniciativa muito interessante é inserir no calendário um ou mais dias por semestre dedicados à missão, com uma programação dedicada à evangelização, como visita às famílias, momentos de formação e terço comunitários. Lembre-se de colocar esse evento em um calendário, de modo que os envolvidos acompanhem os prazos e a preparação para ele.

8 – Utilize a arte como meio de evangelização

A arte é uma das formas mais eficazes de evangelização. Por que não criar peças de teatro, shows musicais com os artistas da comunidade ou grupos de dança para utilizar nas ações missionárias da comunidade?

9 – Não esqueça da formação dos missionários

O Documento da Conferência de Aparecida afirma que “os melhores esforços das paróquias, neste início do terceiro milênio, devem estar na convocação e na formação de leigos missionários” (DAp, n. 174). Criar escolas de evangelização, promover oficinas de missão, são algumas iniciativas possíveis.

10 – Alimentar a devoção na vida da comunidade

Promover adoração ao Santíssimo Sacramento, novenas aos santos padroeiros, missas votivas são iniciativas que costumam atrair os fiéis para a vida em comunidade e, ao mesmo tempo, tornar viva a experiência e necessidade de anunciar o amor de Deus aos que ainda não fizeram a experiência.

11 – Estimule atividades sociais que respondam aos problemas concretos da sociedade

Estimule a criação de grupos que deem assistência a crianças e adolescentes carentes com catequese, momentos de entretenimento e cultura; arrecadação de cestas básicas para famílias necessitadas; grupos de apoio aos desempregados.

12 – Utilize os catequizandos nas atividades missionárias

A iniciação cristã forma novos discípulos de Cristo. É salutar que os catequistas estimulem os catequizandos com ações missionárias, criando dinâmicas de evangelização nas casas ou levando às turmas para falar do Evangelho umas nas outras.

13 – Crie eventos de evangelização em sua paróquia

Os eventos de evangelização causam visibilidade e alcançam irmãos que se encontram distantes da comunidade de fé. Que tal convidar um artista católico para um show evangelizador?

14 – Não esqueça a avaliação das ações evangelizadoras

Um dos aspectos indispensáveis de qualquer planejamento é a avaliação. Escutar a equipe missionária, as famílias evangelizadas, mensurar os números e se projetar para frente são necessários para a eficácia dos processos.  

15 – Valorize as ações missionárias

Promova momentos de partilha e confraternização que fomentem o sentido de pertença dos membros da comunidade, trazendo o desejo de manter-se em estado permanente de missão.

Quer mais dicas de como formar uma paróquia missionária? Conheça o livro Paróquia Missionária – À Luz do documento de Aparecida  

%d blogueiros gostam disto: