Para compreendermos a Revelação Divina, é preciso aprofundar nas Sagradas Escrituras. Especialmente dentro da realidade das lideranças e dos agentes pastorais, o Estudo Bíblico deve ser – assim como a vivência sacramental – o fundamento do relacionamento com o Senhor. A Palavra de Deus é o que alimenta a alma e impulsiona para viver em plenitude a missão que Deus lhes confiou, evita que nos percamos em fantasias sobre a vida espiritual e nos permite ouvir a Deus com clareza. Vejamos algumas dicas de como promover o Estudo Bíblico no contexto paroquial.
Estimule a leitura e a reflexão da liturgia diária
Nas missas dominicais, você pode recomendar que, a cada dia, se faça a leitura da liturgia diária. A oração dos salmos, a leitura e mesmo as reflexões do Evangelho podem auxiliar muito os agentes pastorais – e os demais fiéis – na relação de intimidade com a Palavra de Deus e em uma vivência ordinária plasmada pela inspiração divina. Pode ser um pontapé inicial para promover o Estudo Bíblico entre os membros da comunidade.
Promova reflexões em grupo
Forme um grupo que se encontre periodicamente para refletir, rezar e aprender sobre as Sagradas Escrituras. Pode ser na modalidade de curso, grupo de Estudo Bíblico, propriamente dito, ou grupo de partilha. Veja o que mais se adequa à sua realidade. É importante, seja qual for o formato, que se tenha uma pessoa mais madura – para coordenar – no que diz respeito aos conhecimentos bíblicos, em vista de orientar as pessoas e o itinerário a ser seguido.
Outra sugestão é, de acordo com cada tempo litúrgico, propor passagens que ajudem os líderes pastorais a refletirem e compartilharem como aquela referência pode ajudar cada um deles em sua própria vida.
“Ao sublinhar a pluralidade de formas da Palavra, podemos ver através de quantas modalidades Deus fala e vem ao encontro do homem, dando-se a conhecer no diálogo. É certo que o diálogo, como afirmaram os Padres sinodais, quando se refere à Revelação comporta o primado da Palavra de Deus dirigida ao homem” (Verbum Domini, n. 22).
Ensine-os como praticar a Lectio Divina
O método de Estudo Bíblico proposto pela Lectio Divina nada mais é do que uma aproximação oracional da Palavra de Deus. É uma experiência antiquíssima na tradição da Igreja e já gerou muitos bons frutos ao longo da história. A partir da oração da Lectio Divina, é possível vivermos conscientes do plano de Deus e da sua vontade.
A melhor parte é que se trata de uma proposta que pode ser vivida de modo pessoal, mas também comunitário. Por isso, mostre como é feita a Leitura Orante da Palavra para as lideranças pastorais.
A CNBB possui um roteiro para as pequenas comunidades que se reúnem semanalmente para ouvir a Palavra, pois conhecer o Evangelho é condição indispensável para poder encontrar Jesus e iniciar ou dar continuidade para uma verdadeira conversão pessoal e pastoral.
Deixe uma resposta