O Catecismo da Igreja Católica (CIC) é um importante material educativo para a fé do leigo. Em 1985, João Paulo II e os bispos, reunidos em assembleia, perceberam a necessidade de se ter um Catecismo que falasse ao povo. A partir disso, foi organizada uma comissão formada por doze cardeais e bispos, orientada pelo então cardeal Joseph Ratzinger (que tempos depois se tornaria o Papa Bento XVI). Essa comissão ficou responsável pela elaboração do texto do documento, em um trabalho que durou seis anos.
Você pode até estar se perguntando: Eu também preciso estudar o Catecismo? A catequese que recebi já não basta? Não é suficiente ouvir as homilias do padre? Continue esta leitura e você encontrará sinais de que precisa dedicar um tempo para estudar o Catecismo.
1. Você conhece por completo a doutrina da Igreja?
Se só amamos aquilo que conhecemos, como você poderá amar e defender sua Igreja sem conhecer sua doutrina? O CIC foi elaborado para oferecer ao leigo uma oportunidade de fortalecer a fé e adquirir conhecimento sobre a Igreja, sua Tradição e Magistério. É uma fonte segura e fiel, visto que foi elaborada pela própria Igreja, que expõe de forma organizada e simplificada os conteúdos fundamentais e essenciais da doutrina da Igreja Católica.
2. Você não precisa ser catequista para buscar o Catecismo
Por um período, pensou-se que o CIC era voltado somente para seminaristas, padres, bispos, religiosos e catequistas – porque são eles quem precisam catequizar as pessoas. Essa, porém, é uma concepção equivocada. O próprio Papa João Paulo II explicou que a finalidade do Catecismo é a “exposição completa e íntegra da doutrina católica, que consente a todos conhecer o que a Igreja professa, celebra, vive e prega na sua vida cotidiana” (Carta Apostólica Laetamur Magnopere). Portanto, trata-se de um verdadeiro tesouro disponível a todos nós!
3. Alguma dúvida tem enfraquecido sua fé?
Não é errado questionar, contudo, você não pode permitir que os questionamentos cresçam a ponto de enfraquecer sua fé. No Catecismo você poderá consultar o índice analítico para localizar o tema a respeito do qual a dúvida te incomoda e, a partir disso, estudar o assunto a fim de sanar a inquietação sem comprometer sua experiência com o Senhor.
Leia também: Estudo Bíblico: dicas para motivar a vivência na paróquia
Deixe uma resposta