Ano do Laicato: Lista de documentos que não podem faltar na formação

ano-do-laicato

O Ano do Laicato no Brasil se iniciou em 26 de novembro de 2017, na Solenidade de Cristo Rei, e se estenderá até 25 de novembro de 2018. Foi lançado pela Conferência Nacional dos Bispos de Brasil (CNBB) com objetivo de fomentar o protagonismo dos leigos na Igreja e na sociedade.

O tema escolhido foi “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino”, que vem ao encontro do que o Papa Francisco tanto tem pedido: uma Igreja em saída. O lema remete-se às palavras do evangelista Mateus: “Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt 5,13-14). Ambos pretendem inserir os fiéis na tomada de consciência sobre a importância de seu papel dentro e fora da Igreja.

Para aprofundar a formação dos leigos, sugerimos a leitura e o estudo de alguns documentos que abordam a temática. Confira!

Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade – Doc. 105

Fruto da 54° Assembleia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizada em 2016, em Aparecida-SP, o documento aborda com profundidade a participação dos leigos e leigas na Igreja e na sociedade. Cheios da graça do Batismo e da Crisma, eles assumem a missão de ser sal da terra e luz do mundo.

Coleção Sal e Luz vol. 2 – O Brilho dos Cristãos Leigos e Leigas

Neste livro, Dom Severino Clasem, OFM, provoca nos batizados o despertar para o dom da fé, do serviço e do discipulado a Jesus Cristo estando no convívio dele, luz que ilumina toda a vida humana. É um verdadeiro convite à felicidade a partir do brilho que emana de cada um.

O indispensável compromisso dos leigos na vida pública dos países latino-americanos

Este título reúne uma síntese de recomendações pastorais, fruto da Assembleia Plenária da Pontifícia Comissão para a América Latina, realizada em 2016 e que teve como tema: “O indispensável compromisso dos leigos na vida pública dos países latino-americanos”. As conclusões estão dispostas neste documento.  

Exortação Apostólica Pós-Sinodal Verbum Domini do Santo Padre Bento XVI ao Episcopado, ao Clero, às Pessoas Consagradas e aos Fiéis Leigos

Da coleção Documentos Pontifícios, este documento de número 6, destaca a Palavra de Deus, a Palavra da Igreja e a Palavra do mundo. Como discerni-la e como viver de forma coerente ao que Deus pede de nós.

 

Leia também: 9 motivos pelos quais o pároco não deve ignorar o ano do laicato

 

Baixe agora este E-book para formar e catequizar as crianças! Clique na imagem:

%d blogueiros gostam disto: