“Assim também brilhe a vossa luz diante das pessoas, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus”. (Mt 5,16). Esse foi um dos pedidos que Jesus Cristo deixou para os apóstolos: a missão de ser luz no mundo. E isso significa viver o Evangelho em todos os ambientes, pois um apóstolo que vive com dedicação e amor a sua missão consegue vivê-la em qualquer circunstância. Mas como viver a missão no ambiente urbano, onde as pessoas vivem em meio a tanta agitação?
O Papa Francisco, na Evangelii Gaudium, além de apontar muitos caminhos interessantes para a experiência evangelizadora no mundo em que vivemos, menciona a pregação informal como missão e dever diário de todos. Um gesto altamente aplicável e necessário nos contextos urbanos. “É a pregação informal que se pode realizar durante uma conversa, e é também a que realiza um missionário quando visita um lar. Ser discípulo significa ter a disposição permanente de levar aos outros o amor de Jesus; e isto sucede espontaneamente em qualquer lugar: na rua, na praça, no trabalho, em um caminho” (EG, n. 127).
Confira, neste texto, as principais características necessárias para dar passos na evangelização urbana.
1 – Ter ciência da urgência da missão
Que todos os cristãos – leia-se aqueles que são batizados – são enviados por Jesus a anunciar o evangelho é fato. Um ponto importante, no entanto, é a consciência de que este anúncio se trata de uma questão urgente e necessária.
Diariamente, é possível acompanhar o sofrimento das pessoas que convivem conosco, os noticiários, a iminência das guerras. Saber de todas essas coisas não deve ser um motivo de medo ou desesperança. A exemplo dos discípulos, encontrados pela força da ressurreição de Cristo, o cristão deve, com leveza e segurança, se posicionar nos contextos sociais como portador Boa-Nova.
Leia também: Engajamento pastoral: como progredir?
2 – Estabelecer um diálogo verdadeiro
Cada cidade é diferente, cada bairro, cada família. Então, não deixe que a vontade de falar sobre o Evangelho seja maior do que a própria mensagem contida nele: de acolhimento, caridade, empatia e verdade. Muitas vezes, nossa primeira postura deve ser a de realizar uma escuta verdadeira para, só depois, pensar em agir ou mesmo responder de algum modo.
“Nesta pregação, sempre respeitosa e amável, o primeiro momento é um diálogo pessoal, no qual a outra pessoa se exprime e partilha as suas alegrias, as suas esperanças, as preocupações com os seus entes queridos e muitas coisas que enchem o coração. Só depois desta conversa é que se pode apresentar-lhe a Palavra, seja pela leitura de algum versículo ou de modo narrativo, mas sempre recordando o anúncio fundamental: o amor pessoal de Deus que se fez homem, entregou a si mesmo por nós e, vivo, oferece a sua salvação e a sua amizade” (EG, n. 128).
3 – Ter intimidade com Deus e sua Palavra
“Falar com o coração implica mantê-lo não só ardente, mas também iluminado pela integridade da Revelação e pelo caminho que essa Palavra percorreu no coração da Igreja e do nosso povo fiel ao longo da sua história” (EG, n. 144).
A autoidentificação do cristão como um missionário é um ponto importante e isso faz diferença do ponto de vista da experiência cotidiana de sua vida: a missão nos contextos urbanos, no dia a dia, não é como aquelas ocasiões extraordinárias em que se decora um roteiro, mas algo que se vive – ainda que sob esforço consciente – naturalmente. E para que seja uma resposta coerente, é importante que se viva constantemente a intimidade com o Senhor e o que Ele revela por meio do magistério da Igreja e as Sagradas Escrituras.
Se você gostou deste texto, compartilhe com seus amigos!
É muito importante para mim poder lê e meditar sobre tudo que leio aqui. É um aprendizado que traz para mim a alegria de viver cada dia no amor de Cristo. Amém
Obg pelo material produzido! muito tem me ajudado para divulgar o ano do laicato nas comunidades da minh paróquia! continue enviando que eu continuo aguadando!
Deus abençoe!!
Gostei muito de receber as sugestões. Vou compartilhando na medida do possível. Quero receber sempre as novidades. Material enriquecedor. Gostaria de receber dicas sobre leitura orante.
Desde já agradeço.