Ano do Laicato: entenda sua importância para a Igreja

A indiferença diante da dor do próximo, o comodismo, a corrupção, a desigualdade espelhada na falta de justiça e solidariedade. São tantos os problemas e desafios do mundo atual, que podemos cair no erro de pensar que não há mais o que possa ser feito, até mesmo perder a esperança e a alegria. E é justamente em um contexto como este que o Ano do Laicato 2017-2018 se apresenta como uma resposta para motivar cada leigo a uma maior participação na vida da Igreja e para transformar a sociedade.

Este impulso para sair da zona de conforto e ser um membro ativo na Igreja em sua diversidade de dons, carismas e ministérios é o apelo que o tema escolhido “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e o lema “Sal da terra e luz do mundo” faz.

Um olhar diferenciado para o mundo

O Papa Francisco, em mensagem divulgada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), afirma que o Ano Nacional do Laicato deseja fazer crescer a consciência da identidade e da missão dos leigos na Igreja.

Para que isso aconteça, cada Diocese do Brasil receberá uma proposta para vivenciar as ações locais que poderão ser organizadas em 4 eixos que ajudem a refletir sobre o tema. São eles:

1) Eventos;

2) Comunicação, catequese e celebração;

3) Seminários temáticos nos Regionais;

4) Publicações.

O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da CNBB, Dom Severino Clasen, em sua mensagem para o Ano do Laicato, enfatiza que sejamos “sujeitos eclesiais, seguidores e apaixonados por Jesus Cristo”, e que por meio da oração e meditação da Palavra de Deus possamos “olhar para a realidade e transformar as injustiças em relações de paz e amor”.

 

Quer se comprometer e aprofundar mais no Ano do Laicato?

Confira todos os produtos e materiais de subsídio, inclusive sobre encontros de reflexão que abordam aspectos importantes sobre o papel do leigo na sociedade!

 

%d blogueiros gostam disto: