A Igreja nos convida, nesta Quaresma, a refletirmos sobre as diversas formas de violência que enfrentamos no nosso dia a dia e de como combatê-la. Sob o tema “Fraternidade e superação da violência” e o lema “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8) a Campanha da Fraternidade 2018 nos recorda de que fomos criados por Deus, à Sua imagem e semelhança, por Seu amor, e que, por isso, somos chamados a ser agente transformador, colaborando, cada um à seu modo, para um mundo mais fraterno.
Mas, de que maneira podemos agir perante as injustiças, perante a violência? Para responder a esse e a outros questionamentos, é necessária a informação. Por isso, listamos 10 materiais sobre a Campanha da Fraternidade 2018 que todo cristão, leigo, no compromisso com seu ministério na Igreja, precisa conhecer. Confira.
Círculos bíblicos:
livro ideal para fazer a reflexão quaresmal, num pequeno grupo de pessoas, baseado no tema da Campanha da Fraternidade 2018. O subsídio é divido em cinco encontros, sendo um para cada semana da Quaresma, tendo como base as Sangradas Escrituras.
Via-Sacra 2018:
Material elaborado para ser utilizado em comunidade. O momento da Via-Sacra é conduzido por trechos bíblicos que narram a trajetória de Jesus desde a sua condenação por Pilatos até o monte Calvário. Além disso, é enriquecido por textos reflexivos sobre a problemática da violência em suas diversas faces, bem como a maneira como cada cristão deve combatê-la.
Famílias na CF e Via-Sacra: 
O livreto apresenta cinco encontros oracionais com cânticos, textos bíblicos e perguntas que orientam um debate contemplativo sobre a superação da violência. Foi preparado especificamente para ser meditado e rezado em família.
Jovens na CF:
É indicado para os grupos de jovens, com o objetivo de promover o diálogo sobre a superação da violência. O objetivo é chamar o jovem a se comprometer com as questões tratadas na Campanha da Fraternidade 2018.
Texto-Base: 
Oferece a todos a compreensão, de maneira mais aprofundada do que é uma Campanha da Fraternidade, a quê ela se propõe, as motivações da campanha de 2018, o por quê dessa temática e de que maneira a Igreja é convidada a vivê-la.
Fraternidade Viva:
Livreto que contém três encontros para promover a reflexão sobre a violência, tema da Campanha da Fraternidade 2018. Esse material foi elaborado a partir de uma parceria entre a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) com a Cáritas Brasileira. Os encontros foram estruturados no método ver-julgar-agir.
Encontros Catequéticos para crianças e adolescentes:
Este material serve de apoio para o catequista a fim de debater assuntos relacionados à Campanha da fraternidade 2018. Esse material quer chamar a atenção dos catequisando sobre o tema da violência e as formas de combatê-la.
Ensino fundamental:
Sendo a escola um importante espaço para a discussão de questões sociais, por que não levar para as salas de aula discussões propostas pela Campanha da Fraternidade 2018? Este material, indicado sobretudo para educadores do Ensino Fundamental I e II, de escolas públicas ou privadas, ajudará os professores a conduzir a temática da violência.
Ensino médio: 
Material elaborado para que os professores, de escolas públicas ou privadas, possam abordar o tema da violência bem como as ações de superação desse problema social que precisa ser combatido com veemência.
Kit folhetos quaresmais: 
São cinco folhetos, um para cada domingo, que contém textos bíblicos e breve reflexão, sob a luz da Palavra de Deus, sobre a temática da Campanha da Fraternidade 2018. Ideal para ser usado num momento de oração/reflexão pessoal.
Padre Luís Fernando, parabéns pela iniciativa com certeza esse ano a Campanha da Fraternidade terá um novo olhar com a participação efetiva de nós leigos. Gostaria de sugerir que os 10 materiais fossem disponibilizados aos inscritos no curso, pois com certeza nosso aprofundamento no tema só irá enriquecer nossa participação na comunidade.
O curso foi uma mao na roda,pois havia sido convidado para falar da Campanha da Fraternidade par um grupo de catequistas de três Paróquias e não encontrei o texto básico, foi pela internet que peguei parte do informa de informação.
Foi quando percebi a Curso, que fui beneficiado pelas informações.
Parabéns pela iniciativa.
Guarim Ferreira da Rocha
Bom Jesus da Lapa-BA